terça-feira, 26 de outubro de 2010

Política x Educação

A eleição é uma forma de promover a democracia mediante a participação da comunidade na composição dos quadros municipais, estaduais e federais, é a nossa forma de garantir melhoria de vida para população. Nos pleitos eleitorais ouvimos centenas, porque não dizer, milhares de promessas políticas não realizadas, todas envolvendo educação, cultura, saúde, saneamento básico, mas, o que foi feito? Vimos nos últimos anos a crescente melhoria de vida dos brasileiros, em todo o seu montante, mas, ainda não atingimos uma educação de qualidade, reverter esse quadro deve estar nas linhas de prioridade do governo. Melhores salários para os educadores, garantia de qualidade no ensino para os educandos, merenda escolar, material didático, tudo que possa influenciar pedagogicamente na melhoria do ensino.

Gilbués, é uma cidade pólo do extremo sul piauiense, sua economia e sua população contribuem pra isso. Com a recente instalação da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) na cidade, abriu um histórico sem precedentes de capacitação e oportunidades profissionais, migrando para o município estudantes de toda a região. Mas é preciso investimentos na ampliação dos cursos oferecidos, na melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas para a futura inserção destes no ensino superior, também, é importante ressaltar a criação de meios para que os filhos dos sertanejos gilbuenses tenham a oportunidade de estudar em outras cidades, com a criação de Casas de Estudantes subsidiadas pelo governo estadual para que tenham iguais oportunidades de ensino. Podemos ressaltar também, a criação de melhores cursos de pré-vestibular destinados para alunos de escola pública, com professores efetivamente destinados para este fim.

As maneiras de melhorar, e incentivar o crescimento educacional do município são infinitas, podemos ressaltar a criação de iniciativas institucionais (das próprias escolas), para o desenvolvimento e conscientização dos alunos pela luta de PPJ (Políticas Publicas de Juventude) e PPE (Políticas Publicas da Educação) para a melhoria da qualidade de ensino, e introduzidos na luta política para que a qualidade do ensino publico do Piauí e de Gilbués, melhore efetivamente.


“Todos cantam sua terra, também vou cantar a minha”
Cassimiro de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário